Pesquisar este blog

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Entrevista de Emprego x Gestão de Riscos

Em tempos de crise é muito comum as pessoas procurem se recolocar no mercado. Neste sentido, vou classificar três possíveis perfis para estes profissionais:
  1. Os tranquilos, que  fazem isso depois que a vaca já foi para o brejo, ou seja, estão totalmente disponíveis, livres e desempedidos.
  2. Os que se preocupam, mas, não se mexem. Ficam observando o lento andar da vaca indo para o brejo.
  3. E o grupo daquels que não ficam parados observando e vão à luta. Estes nem sequer sabem onde a vaca está. Ou até mesmo, quem é essa tal de vaca. Entretanto, vamos classificá-los de azarados, ou de sortudos (dependendo da situação).
Estas criaturas às quais me refiro são aquelas que tem a oportunidade ímpar de encontrar seu atual chefe na sala de uma consultoria de RH aguardando para fazer uma entrevista, possivelmente, para a mesma vaga que você.


Esta pode vir a ser uma oportunidade que pode provocar reações interessantes.
  • Constrangimento. Você cumprimenta meio desconsertado, mas, faz parte né.
  • Euforia: Você também chega, cumprimenta, mas com aquele ar de "ahã, te peguei hein!!". Ou seja, os dois acabam ficando com o 'rabo preso'.

Esta situação - trágica para alguns, cômica para outros e oportunística para o restante - refere-se a um risco real e de alta probabiliade de ocorrência. Mesmo as consultorias agendando as entrevistas em horários diferentes, pode ser que você, que deveria ter chegado mais tarde acabou se adiantando e ele, que deveria ter saído mais cedo, acabou se atrasando (ou porque a entrevista foi mais longa ou porque ela começou com atraso).

Mas, a razão para o incidente é o que menos nos interessa. O grande acontecimento é o encontro.

Você já deve ter lido coisas do tipo: Perguntas mais comuns em entrevistas, ou, Como evitar gafes nas entrevistas, e outras tantas dicas e roteiros para ajudá-lo a ter sucesso e conseguir a vaga desejada.

Agora, e se isso acontecer com você? Qual vai ser sua atitude?
(a) Estou f.....do!
(b) kkkkkk você aqui!
(c) Ahá...você está ferrado!
(d) Blz...a vaga já é minha!
(e) F....., a vaga já é dele!
(f) Eu nem queria esta vaga mesmo.

A única sugestão que posso dar é: Caso isso aconteça, esteja preparado para conseguir a vaga!!! Ou, melhor começar a prestar atenção a sua 'vaca'.

Nenhum comentário:

Postar um comentário